Aprenda a tomar decisões baseadas em dados

Você sabe o que significa ser “orientado por dados?” Este termo descreve um processo de tomada de decisão que envolve a coleta de dados, extração de padrões e fatos desses dados e utilização desses fatos para fazer inferências que influenciam a tomada de decisão.

A tomada de decisão baseada em dados é o processo de tomada de decisões organizacionais com base em dados reais, em vez de apenas intuição ou observação.

Cada setor hoje visa ser orientado por dados. Nenhuma empresa, grupo ou organização diz: “Não vamos usar os dados; nossa intuição por si só levará a decisões sólidas. ” A maioria dos profissionais entende que – sem dados – preconceitos e suposições falsas (entre outras questões) podem obscurecer o julgamento e levar a tomadas de decisão inadequadas. 

Como, então, você pode garantir que está tomando decisões baseadas em dados, sem preconceitos e focadas em questões claras que capacitam sua organização? Para utilizar os dados de forma eficaz, os profissionais devem alcançar o seguinte:

  1. Conhecer sua missão
  2. Identificar as fontes de dados
  3. Limpar e organizar os dados
  4. Realizar análises estatísticas
  5. Tire conclusões

A tomada de decisão baseada em dados é um processo essencial para qualquer gestor entender e é especialmente valioso para aqueles em funções orientadas a dados. A contratação de um sistema de gestão integra e centraliza todos os dados potencialmente significativos dentro de uma organização, facilitando o processo de tomada de decisão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *